Melasma

Imagem da Internet




O assunto de hoje é sobre melasma/cloasma. Já ouviu falar sobre isso?

O melasma, também chamado de cloasma, é uma manifestação caracterizada por manchas escuras na face, geralmente escurecimento pode surgir nas bochechas, na testa, no dorso do nariz, no queixo e acima do lábio superior.

Embora esse problema possa afetar qualquer pessoa, é visto mais em mulheres.  O melasma pode surgir por influência de fatores genéticos ou circunstanciais, como exposição excessiva ao sol, alterações hormonais, uso de anticoncepcionais e, principalmente, a gravidez.

Não existe uma cura para as manchas, mas uma vez determinada a causa é possível controlar e existe tratamento para o melasma na gravidez a base de esfoliações químicas, sempre sob prescrição medica e o correspondente cuidado da pele, que pode fazer com que as manchas desapareçam.

É importante utilizar protetor diariamente com alto fator de proteção, pois ajuda a bloquear os raios solares, chapéus de abas largas e roupas que protejam da luz do sol para que não se repita novamente pigmentação.

Eu particularmente convivo com este problema e não é fácil. Eu amo o sol e quando eu era mais jovem ficava exposta ao sol, sem proteção... ah como eu gostaria de voltar no tempo. Além da predisposição genética as manchas ficaram bem mais escuras com a minha última gestação.

Infelizmente não consigo me livrar delas, mas cuido para que elas não fiquem piores. Além de usar cremes de manutenção, uso protetor solar diariamente e quando vou sair uso maquiagens para disfarçar.

Obs.: NUNCA, em hipótese ALGUMA, use NADA no seu rosto sem o conhecimento de um dermatologista competente.






Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário