Animais de Estimação e os Filhos



www.isisvebber.blogspot.com.br

Tem música melhor para uma mãe do que ouvir as risadas de um filho?
O início da manhã foi embalada pelas gargalhadas do Gabriel, e ao ir ver o motivo de tanta felicidade, constatei de que se trata do resultado de uma amizade extremamente pura, dele e da Charlotte (uma rottweiler).

Aqui em casa sempre tivemos muitos animais de estimação e os meninos tiveram esse contato assim que chegaram em casa pela primeira vez.

Baseado na minha experiência considero esse relacionamento saudável, por diversos motivos, mas principalmente pelo senso de responsabilidade e pelo desenvolvimento afetivo.

Os animais de estimação nos ensina a amar! Um bichinho tem é capaz de amar o que somos, amar nossa alma. Amamos um bichinho porque somos amados por ele.

www.isisvebber.blogspot.com.br




Outra coisa boa que a amizade da Charlotte e do Gabriel trouxe foi melhoramento do convívio entre os dois irmãos... eles brigam muito ainda kkkk, no entanto, já estão brincando os três juntos.

Para muitos pais ter um bicho de estimação é uma ideia aterrorizante, a recusa é justificada pela transformação na rotina de toda a família, sem contar os gastos. Que é totalmente relevante, mas veja abaixo alguns benefícios:
www.isisvebber.blogspot.com.br

Responsabilidade
Ter um animal requer cuidados e estes cuidados, orientados pelo adulto, estimulam a autonomia e a responsabilidade. Cuidar da limpeza do bichinho e do seu habitat, cuidar da sua alimentação, medicá-lo quando necessário, também favorece o desenvolvimento do vínculo afetivo e a lidar com os mais diversos sentimentos, da frustração à alegria e até a morte. E nesta relação entre a vida e a morte que o animal de estimação tem um papel muito importante, a criança aprende a lidar com a perda, com a dor.

 Relacionamento
A partir da convivência com animais, a criança aprende a se relacionar com as outras pessoas, desenvolvendo a sensibilidade, a observação, a compreensão e os sentimentos de solidariedade, generosidade, zelo, afeto, carinho e respeito.

 Desenvolvimento físico
Os animaizinhos também podem ser fortes aliados no desenvolvimento físico das crianças através de brincadeiras e exercícios. Os cães, por exemplo, exigem caminhadas diárias, isso pode incitar a criança a fazer passeios e jogos ao ar livre.

Saúde
Além do afeto, os animais também podem produzir outros benefícios para a saúde. As terapias assistidas por animais são capazes de promover melhoras físicas, sociais, emocionais e cognitivas humanas. Os animais são indicados para pessoas com deficiências sensoriais (cegos e surdos), dificuldades de coordenação motora (ataxia), atrofias musculares, paralisia cerebral, autistas, portadores de Síndrome de Down, distúrbios comportamentais e outras afecções.
Fonte: http://www.acolhida.org.br/

www.isisvebber.blogspot.com.br

O mais indicado é pesquisar qual o bichinho e que raça é mais adequada para a família. Lembrando que dependendo da raça, do animal e a idade da criança é ideal sempre ter supervisão.
Comentários
1 Comentários

1 comentários:

  1. Amiga sempre acreditei nessa relação
    entre crianças e animais, com certeza os animais
    nos ensinam a amar a sermos melhores
    é muito gratificante essa relação
    lindos seus pequenos e sou apaixonada por essa raçã
    bjs
    linda sexta!!!

    ResponderExcluir