Sentimento de Culpa na Maternidade



Quando nos tornamos mãe, experimentamos um turbilhão de sentimentos. Num primeiro momento acreditamos que tudo será perfeito, conseguiremos amamentar, seremos mães zelosas, cuidadosas, atenciosas, etc. Até que algo acontece e um sentimento devastador aparece... A CULPA.




Qual de nós não se sentiu culpada por não conseguir amamentar, porque o filho caiu da cama, ou porque temos que trabalhar fora? Há uma infinidade de situações que podem causar esse tipo de sentimento.  Até mesmo as mães mais bem resolvidas sofrem com a culpa em alguma ocasião da maternidade.
Algumas sofrem por deixar o filho em casa enquanto trabalham, outras se ressentem por não terem muita paciência com seus filhos. O menor insucesso do rebento traz à tona a culpa materna.

Esse sentimento está relacionado à cobrança que nós mães impomos em sermos perfeitas e de não querer que as crianças sofram em momento algum. Para os filhos, porém, a frustração também faz parte do aprendizado. O fato é que estamos sempre tentando acertar, orientando os caminhos que os filhos devem tomar, ainda que saibamos que no caminho não podemos evitar os erros, mas essa é a condição de sermos humanos, portanto, suscetível ao erro. Às vezes, a culpa pode ser um sentimento importante, capaz de nos fazer refletir e realizar mudanças. Se existe uma culpa que você toda hora sente o melhor a fazer é encará-la de frente e transformá-la em algo positivo, uma mudança radical.

Errar faz parte, mas erramos tentando acertar e por amor. Esta é a nossa recompensa.

Sou mãe em tempo integral, no entanto, não me considero uma mãe perfeita por isso. Sinto culpa todas as vezes que vejo um filho com problemas, principalmente, quando esse problema é de âmbito emocional. Contudo, estou conseguindo superar isso. Afinal, sou apenas uma mãe. Não sei tudo. Só sei amar, e isso, eu sei demais!

Vamos ver o que as minhas amigas do Confissões Maternas tem a dizer?


Muitas vezes já senti culpa sim, por vários motivos, acredito que essa vontade, que nós mães sentimos de não querer errar e não deixar que nada aconteça com nossos filhos, acaba provocando em nós esse sentimento de culpa. Não acredito em mães perfeitas e sim as que amam de forma única e incondicionalmente seus filhos, e que em sua busca de acertar, também erram, pois errar é humano e só errando podemos acertar.
Fernanda – Blog Mamãe de Duas


Culpa foi durante muito tempo meu nome do meio. Sim, eu confesso, a minha imperfeição me cobra uma mãe, que muitas vezes eu não sou, mãe que estou muito longe de ser. E digo, a culpa surge pronta, fácil, e eu me rendo a ela, seja no não brincar todos os dias com a Melissa, seja no fato de eu ser a que oferece o chocolate, na mãe que releva certos comportamentos, que alimenta o ego em outros. Esta mãe é carregada de culpa, de arrependimentos, mas esta mãe é o que eu sou, a mãe real, de verdade, tangível. A melhor mãe que posso ser para minha filha. E na culpa eu construo a transformação também, de tentar entender que todo esforço é válido, que não é preciso ter a obrigatoriedade de acertar 100% o tempo todo, que Melissa não será pior pelos meus deslizes, ou melhor, pelos meus acertos. Melissa será reflexo do que sou, do que faço e é imprescindível, mostrar que toda moeda tem duas faces, para ela crescer. Blindá-la o tempo todo, só a tornará uma pessoa em busca de perfeição. E sabemos q isto é irreal.


Quando nasce uma mãe... nasce a culpa! Não importa o que façamos, vamos deixando esse sentimento a nos perseguir... E se não ficarmos atentas, ele pode nos limitar, por isso, devemos aceitar que somos falhas e que erros fazem parte do caminho. Costumo dizer que por mais que cometamos erros, cometemos tentando acertar... e fazer o melhor por nossos filhos. Por isso devemos colocar a culpa em segundo plano e agir da melhor forma que pudermos. Fui ao seminário de mães e o que aprendi lá é: "Aceite a imperfeição na maternidade. Somos a única mãe que nossos filhos terão". É pensando assim e seguindo em frente!
Cristiane – Blog Prosa de Mãe


Acredito que a culpa faça parte do "pacote" maternidade! Incrível, pois mesmo sendo únicas, todas as mães possuem esse sentimento... seja por não ter amamentado, por ter mandado cedo para a escola, por ter voltado a trabalhar. A questão é que a culpa pode ser perigosa quando cria medo, não nos deixa evoluir... mas ela também pode nos fazer andar. Analisar as situações, buscar sempre nosso melhor, para não ter esse aperto mental e no coração. Mas o mais importante, estamos todas suscetíveis ao erro, mas erramos buscando sempre o melhor para os filhos.


Ser mãe é sentir culpa! Conheci esse sentimento, durante o puerpério, quando após uma noite mal dormida e um dia de choro constante senti raiva do meu filho. Que culpa avassaladora!
Conversei com marido e percebemos que era o somatório de algumas coisas erradas que estávamos fazendo, como por exemplo, não sair de casa com o bebê.
Após esse episódio, que graças a Deus superei, pois, não tem frustração e culpa maior que sentir raiva do próprio filho. Comecei a lidar de forma diferente com a culpa. Sempre que esse anjinho malvado tenta falar ao meu ouvido avalio: fiz por negligência ou errei tentando acertar? Geralmente, a segunda opção vence e a culpa desaparece.
Porém, já tive meus momentos de: estou de saco cheio e deixei-o assistindo DVD para ficar quieta ou no celular. Por esses eu me condenei e procurei mudar.
Ser mãe é isso: você erra, acerta, tenta, se frusta e segue em frente. Acredito que agindo sem negligência a culpa tende a não aparecer. Meu mantra é esse: fiz querendo acertar e não vou me culpar!


Culpa é um sentimento super forte, mas que faz parte da maternidade sempre! Culpa por não conseguir sanar o choro, culpa por deixar a fralda mais tempo que o ideal e causar uma assadura, culpa pelo primeiro tombo de bicicleta, culpa pelo período integral na escola... Mas com o tempo a maturidade de ser mãe surge e notamos que não existe perfeição, ser mãe e fazer o seu melhor com a certeza de que estamos sendo a melhor mãe que nossos filhos podem ter... Sempre!!



Culpa e maternidade com certeza andam juntas! Eu já me vi cheia desse sentimento que nos arrasa por diversas vezes. A última quero relatar aqui. Enquanto conversava com a minha vizinha deixei que a Rafinha chegasse perto do cachorro e claro não deu outra, ela foi mordida!
O que me deixou me sentindo mais culpada foi o fato de o cachorro está no território dele. E eu a todo instante me perguntava? "Mas que mãe deixa a filha ficar fazendo carinho em um cachorro que ele não conhece através de uma cerca?"
Mas naquele momento o mais importante era o meu bate papo...
Minha cabeça ficou cheia de "se", se eu não permitisse, se eu tivesse vigiado, se, se, se...
Mas mãe também erra, e errando a gente também aprende, toma lições.
Maternar é isso, é errar, acertar, aprender... É sempre querer e fazer o melhor que podemos para os nossos filhos, mas tendo em mente que nem sempre será possível evitar que se machuque, a vida é assim!
Mas eu sempre carrego comigo a frase: Eu sou a melhor mãe que meus filhos podem ter.


Essa "dona culpa" nos persegue sempre. Praticamente todos os dias! Uma das culpas que mais carrego comigo é a de não ter esperado um tempo maior para a chegada do segundo filho. Ou, de não ter começado mais cedo a maternidade. Curti muito meu casamento, viajei, curti de verdade. A questão é que também não poderia esperar muito tempo mais, para ter o segundinho. Me culpo, sentir que meu primogênito tenha perdido o trono rápido demais . Vejo que ele é muito mais carente. E penso, será que é por isso? Essas culpas sempre vão martelar na minha cabeça. Mas, por outro lado, vejo como são amigos. Companheiros. E logo a culpa passa. Nós mamães, só queremos o melhor para nossos pequenos. E essas neuras, vão estar sempre ali, nos perseguindo. Mas como vocês disseram, só procuramos ser a melhor mãe para eles. E podemos sentir a cada dia, através do: mamãe te amo, você é linda, me da seu colo, me abraça forte , dos beijos inesperados e tantas outras formas de carinho demostradas por eles. Que estamos no caminho certo. Eles são reflexos do que vivem. E se estão transmitindo tudo isso, é porque estão e são felizes com a mamãe e com a família que tem!


Não tenha receio de ser julgada e venha compartilhar conosco e outras mães as suas experiências e dúvidas. No Grupo Confissões Maternas além da Blogagem Coletiva mantemos um papo gostoso de apoio às mamães. Esperamos que tenham gostado, não deixem de comentar e dar sugestões.






Comentários
5 Comentários

5 comentários:

  1. Adorei o post!
    Incrível essa culpa que nasce com a maternidade, e todas (todas mesmos!) enfrentamos.
    O que não podemos é deixar esse sentimento nos impedir de viver momentos incríveis e não permitir a evolução saudável da criança.
    Erramos sim, mas sempre buscando o acerto... e o melhor para nossos pequenos!
    Parabéns!!!
    Beijos,
    Camila
    www.baudemenino.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Cá.
      Temos que aprender a usar essa culpa a nosso favor, nos questionar se erramos mesmo, se poderia ter sido feito de outra forma. Tentar nos libertar mesmo desse sentimento.

      Excluir
  2. Adorei o post!
    Incrível essa culpa que nasce com a maternidade, e todas (todas mesmos!) enfrentamos.
    O que não podemos é deixar esse sentimento nos impedir de viver momentos incríveis e não permitir a evolução saudável da criança.
    Erramos sim, mas sempre buscando o acerto... e o melhor para nossos pequenos!
    Parabéns!!!
    Beijos,
    Camila
    www.baudemenino.com.br

    ResponderExcluir
  3. Amiga... seu post retrata cada uma de nós e nossas culpas!
    Sim, carregamos todas elas... e fazendo muito nos culpamos, deixando de fazer nos culpamos o que tenho aprendido na maternidade é: parar de me culpar dos meus erros e do que não conseguimos fazer e reunir nossas forças e dar o melhor... senão perdemos tempo com a culpa e fazemos menos ainda...
    Super reflexão. bjs

    ResponderExcluir
  4. Nós mães sentimos muita culpa,
    nós carregamos junto conosco,
    que possamos nos liberta-la dessa culpa.
    parabéns pelo post
    bjs

    ResponderExcluir